Com a tecnologia sem fio cada dia mais presentes em todos os tipos de evento, ondas de rádio são usadas em vez de cabos para transmitir um sinal. Para que isso aconteça, precisamos de um transmissor que transforma o sinal de entrada de áudio (voz, instrumento, etc.) em um sinal UHF e o transmita como uma estação de rádio FM. Feito isso, o receptor então transforma o sinal UHF de alta frequência de volta em um sinal de áudio e amplifica conforme o necessário. Um conjunto de rádio FM, como todos conhecem, funciona exatamente no mesmo princípio.
Agora que já vimos que um sistema de microfones e instrumentos sem fio funciona como uma estação de rádio FM, também precisamos dizer que ele está sujeito às mesmas leis físicas que regem a propagação de ondas de rádio. É preciso ter cuidado para evitar os problemas típicos de propagação de ondas, como cancelamento e absorção. Outros problemas como interferência de RF, campos elétricos e eletromagnéticos e intermodulação também influenciam no funcionamento, e tem um impacto negativo na qualidade da transmissão de uma rede sem fio, prejudicando significativamente a qualidade do link de rádio e do sinal de áudio.
Além de se atentar às frequências e interferências, para propagar um som de qualidade, os transmissores usados fazem toda a diferença. Portanto, é importante atentar-se a sua qualidade. Pensando nisso, a MGA produz acessórios de alta qualidade visando a melhor transmissão possível.
Confira nossos modelos de distribuidores e antenas! Para todo o tipo de evento, temos os equipamentos necessários para garantir a qualidade do som.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog para mais dicas e informações.